Cátedra UNESCO
em Educação a Distância
Universidade de Brasília

Projetos

Coalizão Dinâmica REA UNESCO

A Coalizão Dinâmica REA foi lançada pela UNESCO em 2 de março de 2020 e foi estabelecida para apoiar a implementação da Recomendação da UNESCO em REA, aprovada por unanimidade...

Educação Aberta para um Mundo Melhor (OE4BW)

A Educação Aberta para um Mundo Melhor (Open Education for a Better World, OE4BW) é um programa de mentoria que apoia o desenvolvimento e implementação de Educação Aberta e Recursos...

Capitalismo de Vigilância e a Educação Pública

É uma iniciativa de acadêmicos e membros de organizações sociais que visa alertar sobre o avanço da lógica de monetização de grandes empresas sobre a educação pública brasileira. O projeto...

Mapeamento de iniciativas de Educação Aberta

Mapeamento do Brasil no Mapa Global de REA

Formação docente em educação aberta

Construção de uma proposta de formação para EA/REA focada em professores do ensino básico na América Latina

Políticas públicas e livros abertos

Investigar novos modelos para o PNLD partindo de noções de abertura.

O papel e potencial dos polos da UAB na interface entre o formal e o não formal

Investigação sobre atividades dos polos UAB analisando seu papel diante de conceitos emergentes, entre o formal e o não-formal

A perspectiva dos colaboradores UAB sobre recursos educacionais

Avaliação de perspectivas sobre EA/REA no ensino superior

Workshop REA

Workshop Anual – Recursos Educacionais Abertos

Curso Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos

Construção de um curso online sobre Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos para a Universidade Aberta do Brasil

Sobre

A Cátedra UNESCO em Educação a Distância está sediada na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

O site busca divulgar trabalhos relacionados à Educação Aberta. Se divide em dois períodos. Primeiro, o da Cátedra UNESCO em Educação Aberta sediada no NIED / Unicamp, iniciada em 2014 e finalizada em 2018. Segundo, desde novembro de 2018, da Cátedra UNESCO em Educação a Distância na UnB.

Esta é uma página pessoal, organizada pelo Prof. Dr. Tel Amiel, que foi coordenador da Cátedra na Unicamp durante todo seu período e que desde novembro de 2018 coordena a Cátedra na UnB. Esta página não retrata todo o histórico da Cátedra da UnB que foi fundada em 1994. As postagens relativas ao período da Cátedra na Unicamp tem marcador específico, auxiliando a identificação.

Desenvolvemos pesquisa, software, material de formação e apoiamos organizações e grupos interessados em educação aberta e recursos educacionais abertos, com enfoque no sobre/no ensino básico e na formação de professores. Trabalhamos em proximidade com outras Cátedras da UNESCO, ICDE e COL que tem como enfoque a educação aberta e REA.

Somos parceiros da Iniciativa Educação Aberta, cujo site é o espaço principal para divulgação de materiais, cursos, documentos e recursos que são produtos das nossas ações conjuntas, particularmente no avanço de política pública e ações em parceria com governos.

Imagem: Fragmento de mapa de Alberto Cantino, mostrando o Brasil (note “Porto Seguro” e “Rio de Brasil”), 1502. Domínio público, disponível em:  http://gallica.bnf.fr/

 

Colaboradores

Colaboradores são associados a Cátedra quando tem papel protagonista na coordenação e/ou execução de projetos. Interessados em colaborar com os nossos projetos e linhas de ação podem entrar em contato através do formulário de contato abaixo.

Yuliana Puerta

Universidad Tecnológica de Bolívar

Silvia Baldiris

Professora Universidade Internacional de La Rioja (Espanha) e Fundación Universitaria Tecnológico Comfenalco (Colômbia)

Regina Motz

Professora Universidad de la República/Uruguai

Virginia Rodés

Professora Universidad de la República/Uruguai

Ignacio Aranciaga

Professor UNPA/Argentina

Danielle Reis

Secretaria de Educação Básica (DF) e UnB

Tassiana Carvalho

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (MEC) e UnB

Monica Pagel Eidelwein

Secretaria de Educação (RS) e FEEVALE

Miguel Said Vieira

Universidade Federal do ABC

Debora Sebriam

Instituto Educadigital

Priscila Gonsales

Instituto Educadigital

Tiago Soares

Universidade de São Paulo

Novidades

14/08/2019

Software livre e abertura

No trabalho da nossa Cátedra, priorizamos o uso do software livre. Não digo que somente utilizamos software livre porque aprendemos que criar esse dogma limita nossa capacidade de colaboração. O princípio ético de utilizar o…

21/11/2020

Etherpad – Textos colaborativos

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do Etherpad para textos colaborativos, como parte do projeto Escolha Livre. Existem vários lugares onde você pode encontrar o…

12/11/2020

Jitsi para videoconferências

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do Jitsi para videoconferências, como parte do projeto Escolha Livre. O Jitsi é um software livre e sistema de…

07/11/2020

OnlyOffice – Produtividade

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do OnlyOffice para produtividade, como parte do projeto Escolha Livre. Nós vamos mostrar algumas funcionalidades desse que é um…

21/10/2020

Mumble – Conversas por áudio

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do Mumble (applicativos Plumble ou Mumla) para conversas em áudio, como parte do projeto Escolha Livre. Mumble no celular…

30/09/2020

Curso Líder Educação Aberta

Com o objetivo de criar uma certificação para professores e gestores da Educação Básica e alunos em formação de todas as regiões do Brasil, a Iniciativa Educação Aberta, em parceria com a UNESCO Representação Brasil…

30/07/2020

Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas

A Iniciativa Educação Aberta publica o Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância Perguntas e Respostas para educadores e instituições de ensino. O Guia apresenta perguntas e respostas a uma série de preocupações relacionadas ao…

Contato

 

Cátedra UNESCO em Educação a Distância
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Faculdade de Educação – FE-03
CEP: 70.910-900


Ver mapa maior

Mudamos de endereço!


A página da Cátedra UNESCO mudou para catedra.fe.unb.br!

Esse site não será mais atualizado.

This will close in 0 seconds