Participei como comentador no II Seminário UCABASC realizado na UFBA nesse mês. Foi uma oportunidade para ler e aprender sobre o denso trabalho das equipes de SC e BA na análise dos projeto UCA em ambos os estados.

Me coube, com outros colegas, fazer uma análise dos resultados apresentados. Resolvi dar alguns passos pra tras e olhar o projeto de longe, fazendo uma crítica metafórica dos projetos de tecnologias e educação no Brasil. O cerne da pergunta é o seguinte:

Como podemos eliminar o ciclo gambiarra->jeitinho->geringonça na implementação de projetos envolvendo tecnologias no ensino básico público (incluindo o UCA)?

É ainda preliminar,mas já resultou em algumas boas discussões com os colegas presentes e principalmente com Gileno Cysneiros (sempre uma referência no assunto), Nelson Pretto e P.C.Rivoltella que mediou a messa.

A apresentação tá ai. O texto vem em breve. Comentários, sempre bem vindos.

Geringonça de Adalton

 

Em outubro acontece o Open Access Week, uma tentativa de “saturar” um período com discussões sobre abertura com palestras, discussões e debates promovidos ao redor do planeta. Por aqui, continuaremos com as atividades do Curso REA. A Athabasca U. (Canada) organizou uma série de seminários abertos sobre o tema. Veja uma programação mais abrangente aqui.

Open Access Week Athabasca 2013

 

TIC&Educação 2012, logoSaiu essa semana o novo TIC Educação (2012) uma produção do CETIC que levanta dados (amostrais) sobre a educação no Brasil. É, de longe, a melhor iniciativa nesse sentido em terras canarinhas. Para quem quer ter um panorama mais abrangente da relação entre educação e tecnologia nas escolas do ensino básico sob a ótica de vários atores, é um ótimo recurso.

 

Estamos montando um novo curso, experimental sobre Recursos Abertos e Educação Aberta. É um curso livre, aberto e introdutório. As inscrições estão abertas até dia 29/setembro e a primeira semana de interação já começa em outubro. A proposta inclui seminários descentralizados e projetos para os interessados em maior engajamento (e certificação).

Panfleto curso rea 2013

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas na Casa da Cultura Digital de Campinas! Duas delas partem de projetos nossos. A de mapeamento colaborativo apresentará algumas das experiências com Leaflet, Mapas de Vista, Omeka e Neatline. A do scanner de baixo custo apresentará o nosso protótipo.

 

Inauguração da Casa da Cultura Digital - CampinasÉ bom muito orgulho que inauguramos a Casa da Cultura Digital de Campinas! O evento de inauguração da CCD-CPS é aberto ao público e ocorrerá na Sala Multiuso do CIS Guanabara.

Aproveitamos a inauguração para trazer uma importante discussão: O que são Casas de Cultura Digital? O debate terá a participação de membros da Casa da Cultura Digital de São Paulo (capital), da Casa de Cultura Digital do Pará (Belém), da Casa de Cultura Digital de Porto Alegre, da recém-inaugurada Casa de Cultura Digital de Campinas e do público presente. O debate será seguido por um coquetel.

A Casa promoverá, principalmente, três tipos de atividades. Primeiro, agirá com uma incubadora de projetos de desenvolvimento e formação de longo prazo incluindo Mapeamento Colaborativo, TV Web e o projeto Jovens Hackers, este último focado na introdução à programação e computação de alto nível para jovens de baixa renda. Segundo, oportunidades de introdução prática a temas variados através de oficinas de curta duração. Terceiro, fomentará debates, palestras e discussões em torno de temas relevantes. Ainda em 2013 oito oficinas serão ofertadas e realizadas incluindo: Aplicativos Multimídia Livre, Construindo um Scanner de Baixíssimo Custo, Introdução ao Crowdfunding e Introdução a publicações em EPub.  Ainda este ano a Casa promoverá um debate sobre o III Fórum da Internet e sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O site da Casa, a ser inaugurado no dia 28 de agosto, apresentará a agenda de atividades.


View Larger Map

Licença Creative Commons A não ser quando indicado contrariamente: Creative Commons Atribuição 3.0 Suffusion theme by Sayontan Sinha