Etherpad – Textos colaborativos

Categorias: Tutoriais

Esse é um guia acessível em texto com base no nosso tutorial em vídeo para uso do Etherpad para textos colaborativos, como parte do projeto Escolha Livre.

Existem vários lugares onde você pode encontrar o Etherpad para usar. Nesse vídeo, nos mostrar o Etherpad do projeto Comunica! que é parte da Iniciativa Educação Aberta.

Tutorial Etherpad from Educação Aberta on Vimeo.

Você visita o site etherpad.aberta.org.br e insere um nome para o seu documento, ou simplesmente clica no botão para criar um novo documento, e o Etherpad cria um nome genérico para você.

Página inicial do etherpad com botão escuro que diz "Nova Nota" para criar nova nota, e campo logo abaixo que permite inserção de nome específico para nova nota com botão ao lado esquerdo que diz OK

Nesse exemplo, usamos “O nome que quiser” e veja que o link para o texto, que pode ser compartilhado é: http://etherpad.aberta.org.br/p/O_nome_que_quiser.

A primeira coisa a se fazer é, se você quiser, definir um nome para você. Com isso, você mantém a autoria dos trechos de texto que você escreveu. No canto superior direito, tem um ícone com três pessoas. Você clica, e pode escrever um nome e escolher a cor que vai te representar (a cor do marcador do seu texto). Se você preferir, pode escrever sem inserir um nome, ou seja, anonimamente, ou ainda com um nome fictício, sem nenhum problema.

Clicando no botaõ com formato de gente no canto superior direito, abre-se opção de inserir um nome. Ao lado esquerdo um círculo clicável permite escolhe da cor do seu texto (highlight).

No ícone que parece uma engrenagem, você pode configurar o seu espaço de trabalho, por exemplo, mudando o idioma da interface e o tipo de fonte. Essas configurações só valem para o seu computador e não afeta outros participantes.

Botão de engrenagem permite configurar opções, incluindo, em ordem, manter a conversa sempre disponível na tela, mostrar conversas e utilizadores, manter as cores de autoria visíveis, números de linhas, definir que conteúdo é lido da direita pra esquerda, tipo de letra e idioma.

Assim como em outros processadores de texto, você tem as opções de formatação, como colocar o texto em negrito, itálico, sublinhado, riscado ao meio, como uma lista numérica, como uma lista de itens, e pode arrumar a indentação do texto, a distância do texto até a margem esquerda. Se você escreveu alguma coisa errada, pode desfazer. Se se arrepender, pode refazer clicando nas flechas (para frente ou para trás).

Botões indicando opções de formatação de texto do Etherpad.

Agora, a principal funcionalidade dele é trabalhar junto a outras pessoas. Para isso, você clica nesse item de compartilhamento, escolhe se as outras pessoas vão poder somente ler ou também editar, copia esse link e pode mandar para outras pessoas.

Botão de compartlihar clicado, mostra opções. Texto "Partilhar essa nota" e opções de fazê-lo somente para leitura, depois com link para compartilhar e texto para incorporação do pad (iframe).

Acessando esse link, a pessoa já cai direto no seu documento, e já pode começar a colaborar. Agora deu para entender melhor a importância das cores para identificar cada usuário, não é?

Clicando no ícone de relógio, você abre um time slider, em que você pode ver versões anteriores do documento. Assim fica fácil, por exemplo, voltar atrás e corrigir algum erro. Com o botão play, você vai vendo o desenvolvimento do texto, nas suas sucessivas versões.

No canto inferior direito, você encontra uma funcionalidade de bate-papo, onde você pode conversar com todas as pessoas que estiverem editando o documento naquele momento.

Botão de chat - texto "conversação". O clica abre espaço para digitação e um bloco que permite fixar na tela o chat.

O histórico do chat fica guardado para que o papo possa continuar se outros colaboradores entrarem no futuro. Note também que o chat usa as identificações de cor de cada usuário. Clicando no botão de retângulo chat fica disponível de forma permanente na tela.

Lembre-se que o Etherpad é um espaço para colaboração, e não é um espaço para guardar seus documentos. Por isso, seu documento fica salvo por 60 dias depois da última edição, ou seja, se ninguém editar o documento em 60 dias, ele será apagado.

Uma vez que o texto esteja pronto você pode baixar uma cópia do documento em vários formatos, como o formato nativo do Etherpad, HTML, texto, Word, PDF e formato ODT, aberto. Como em qualquer serviço online, é importante também baixar uma cópia periodicamente, por segurança.

Botão de compartlihar clicado, mostra opções. Texto "Partilhar essa nota" e opções de fazê-lo somente para leitura, depois com link para compartilhar e texto para incorporação do pad (iframe).

Essas são as principais funcionalidade do Etherpad. Como você viu, ele é leve, funciona em quase qualquer configuração de máquina e permite dezenas de usuários editando o documento ao mesmo tempo, além de ser um software livre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.