Conferência Web RNP: Introdução

Categorias: Cátedra UnBTutoriais

O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores.

Neste pequeno tutorial, vamos aprender como acessar o ConferênciaWeb RNP e criar uma Sala de Reunião, a fim de realizar uma Apresentação com Vídeo. Ao final deste Tutorial, está disponível uma Seção de Dúvidas.

Teste seu dispositivo

O Conferência Web funciona em Firefox, Chrome e Safari em qualquer tipo de computador ou celular. Não é necessário baixar um app para acessar uma sala.

Antes de mais nada você deve testar, com antecedência a configuração do seu computador através do link http://conferenciaweb.rnp.br/teste. Teste no dispositivo que utilizará para criar usa conferência com 30 minutos de antecedência.

No navegador Google Chrome, é possível verificar as permissões dos recursos ao clicar na barra de endereços.

Criando uma sala

Clique em https://conferenciaweb.rnp.br e depois em ENTRAR.

O acesso do(a) docente é por meio da comunidade CAFe, da qual a UnB faz parte. Selecione a instituição UnB. O usuário é o email completo utilizado na Universidade ([email protected]) e a senha é a mesma do acesso ao e-mail da UnB.

Selecione UnB e depois clique em PROSSEGUIR.

Insira seus dados e Clique em LOGIN.

Depois, na tela de confirmação clique em ACCEPT.

Uma vez no sistema de Conferência Web nos é apresentada a tela principal. Podemos editar nosso perfil, e as configurações de conta (1).

Além disso há um link para a reunião (2). Uma vez que você comece a reunião, você deve enviar esse link para todos os que você queria convidar para participar. Você pode editar algumas configurações (3), como definir nossa sala de conferência como privada ou não, e a definição e uma mensagem de boas-vindas. Finalmente, você deve começar a sua reunião clicando no botão azul (4) – somente assim, através do link, outros terão acesso a ela. Lembre-se de fechar a reunião ao final

Ao entrar no link, o primeiro passo para entrar na sala é definir o serviço de áudio – você quer somente ouvir ou participar? O sistema automaticamente solicita acesso ao microfone no seu navegador. Aceite o uso do microfone.

Nesse momento o sistema faz um teste de áudio. É importante ter certeza que o microfone está ativado e funcionando. Clique em SIM após conseguir ouvir a sua própria voz. Caso não escute a sua própria voz verifique no seu sistema se o volume do microfone está alto e não está desligado.

Agora somos apresentados à tela principal dentro de uma reunião, e vamos nos familiarizar com ela. Podemos visualizar o bate-papo público (texto), criar notas compartilhadas, e verificar a lista dos usuários que estão em nossa reunião (1).

No bate-papo público conversamos por texto com os usuários que estão na reunião, e nesse campo também há o link da nossa reunião, que podemos compartilhar com terceiros (2).

Mais ações são exibidas (3) como a possibilidade de carregar uma apresentação. Na barra abaixo, podemos silenciar o microfone (recomende a todos que silenciem se não estiverem falando), desabilitar permanentemente o áudio e ligar ou desligar a câmera de vídeo; a ainda, por último, a possibilidade de compartilhar a sua tela (uma outra tela do seu computador, por exemplo) (4). É possível ainda gravar a reunião clicando no botão de gravação localizado no meio da tela, na parte superior (o Conferência Web na UnB não permite essa funcionalidade).

Como exemplo, vamos incluir uma apresentação em formato PDF, e habilitar a câmera, para realizar uma apresentação com vídeo.

Primeiro, vamos incluir o arquivo da apresentação clicando no botão + no canto inferior esquerdo (3). Selecionamos Carregar uma apresentação.

Em seguida escolhemos o nosso arquivo a ser carregado

Habilitamos nosso arquivo para poder se baixado pelos participantes, e clicamos em ENVIAR.

Por último, habilitamos nossa Câmera (4), e teremos uma tela similar a esta, onde podemos avançar nos slides usando as setas (Próximo Slide) ou usando as setas direcionais do teclado. Lembre-se de ajustar a posição da sua imagem de Câmera, também sendo possível redimensioná-la.

Convidando participantes

Envie o link da sua sala aos participantes. Ao clicar no link eles verão uma tela de acesso como a indicada abaixo. Se os participantes tem email institucional da UnB ou outra universidade pública, devem usar (como você) o link à direita, utilizando o CAFE, clicando em ENTRAR e usando senha e usuário institucional. Caso sejam convidados externos, basta inserir o nome completo do lado direito e clicar em ENTRAR.

Finalizando

Ao terminar sua conferência você deve lembrar-se de PARAR A REUNIÃO voltando a sua página, e clicando no botão vermelho:

Vimos como é possível realizar Conferências na web de maneira fácil e intuitiva utilizando a ferramenta ConferênciaWeb RNP, com o acesso feito através do CAFe, criando uma Sala de Reunião, inserindo o arquivo da Apresentação e habilitando Microfone e Câmera.

Confira um tutorial de utilização em: https://www.youtube.com/watch?v=tPWwSqWyUn4.



Dúvidas

P: Quantos alunos posso ter por sala?

R: A RNP recomenda 75 alunos sem microfone nem câmera, como máximo, ou, 12 alunos com microfone e câmera.

P: Irei fazer uma reunião com muitos participantes, como posso forçar nenhum participante ter acesso aos recursos de câmera e microfone?

R: Na lateral esquerda, em Usuários, há uma Engrenagem (Gerenciar usuários), clique, em seguida, escolha a opção Restringir Participantes

Podemos bloquear o Compartilhamento de microfone e o Compartilhamento de webcam, em seguida Aplicando as mudanças. Não é necessário fazer isso, é aconselhável em Conferências com um grande número de participantes.

P: Quero permitir automaticamente a nova entrada de participantes na minha Sala de Reunião sem ter que aprovar cada novo membro.

R: Para permitir a entrada de novos participantes sem moderação, vamos novamente na lateral esquerda, em Usuários, clicamos na Engrenagem (Gerenciar usuários), e dessa vez selecionamos Política de convidados, e alteramos ali para Permitir todos

P: Não estou conseguindo que o site tenha acesso aos meus recursos de câmera, ou microfone.

R: Caso tenha problemas de acesso mude de navegador. Recomendamos usar uma versão atualizada do navegador Firefox, numa aba privada.

Permitindo os recursos de Câmera e Microfone da mesma maneira, tendo a possibilidade de verificação ao clicar na Barra de Endereços conforme indicado na figura abaixo

Publicado por

José Antonio

Estudante de Mestrado em Informática e Engenharia da Computação na UnB. Entusiasta em Informática e Educação. Filho da Professora Teresa Cristina Cerqueira que lecionou vários anos na FE.

9 comentários

  1. Abri uma conferência RNP. Adicionei 20 participantes. Salvei. Fechei. Abri. Como posso visualizar a lista de participantes?

    1. Olá, Weber! Para visualizar a lista de participantes, siga estes passos: Dentro da Sala de Reunião, na Barra Lateral Esquerda, temos uma lista dos Usuários e uma pequena engrenagem (Gerenciar usuários). Clicando em Gerenciar usuários, clicamos em Salvar nomes dos participantes, que será salvo em arquivo .txt

      Importante destacar que essa opção é como se fosse uma foto daquele instante, então, serve para fazer uma lista de presença em determinado horário, mas não significa todos os que entraram e eventualmente saíram, somente os que estão presentes no instante em que você salvou o nome dos participantes.

  2. Bom dia!
    Gostaria de saber se há um limite de participantes para a sala com mais de 75 participantes.
    Obrigada desde já!

    1. Não há indicação, mas certamente há um limite em termos de banda e quantidade de salas/usuários, o que pode ser tranquilo se somente algumas poucas pessoas conectarem utilizando video (imaginamos ser difícil um cenário onde muitas pessoas terão seus vídeos ligados simultaneamente).

  3. Olá.
    Muito bom o trabalho de vocês. Parabéns.
    Ta funcionando muito bem a ferramenra. Ja tive 3 aulas com uma média de 20 alunos. Muito estavel.
    Minha pergunta?

    Não estou conseguindo gravar para disponibilizar.
    As orientações do Tutorial nao sao claras e o tal meio da tela sempre aparece que esta sessao nao esta sendo gravada e nao diz ao de pode estar sendo gravada
    Podem me ajudar?
    Abraço
    Remi

    1. Descobrimos posteriormente que a versão do Conferência Web da RNP não permite infelizmente a gravação. Já estamos em contato para solicitar isso junto ao CPD ou órgão responsável. Temos gravado utilizando o OBS Studio (temos um tutorial dele aqui no site). Vamos atualizar o post para refletir isso, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.