Caderno REA

Este caderno foi feito com foco no professor do ensino básico, mas pode ajudar qualquer pessoa que queria uma introdução a Recursos Educacionais Abertos.

Ao longo do caderno, nos baseamos nas nossas experiências com escolas públicas e particulares, particularmente com professores que trabalham com as condições do ensino básico público urbano.

REA é um movimento que envolve grupos e instituições do mundo todo, principalmente pessoas envolvidas com educação, cultura, política, e economia. São professores, alunos, artistas, legisladores, e outros interessados no livre acesso e compartilhamento de conhecimento, e na crença de que todos têm direito a uma educação de qualidade.

Acreditamos que novas leis, práticas e modelos podem contribuir para mudar a educação. Pessoas envolvidas no movimento REA estão trabalhando arduamente para que isso aconteça através de um engajamento com organizações não-governamentais, agências de fomento, e organismos políticos federais, estaduais e municipais. Já temos grandes avanços nesta área. Mas o movimento não avançará sem professores, alunos, e gestores – sem as pessoas que fazem a educação.

Ao ler este caderno, participar de uma oficina, ou se engajar com materiais sobre REA, talvez você se surpreenda e pense, “mas eu já faço parte do movimento e nem sabia!” Se este for o caso, o que você encontrará aqui é uma visão global de todo o processo, e provavelmente encontrará maneiras de aprimorar o que você já faz, de contribuir para que outros também o façam, e de ajudar o movimento a se espalhar pelas escolas do país.

REA é, mais que tudo, um movimento para que pessoas tenham consciência crítica sobre o seu papel em uma sociedade cada vez mais mediada por recursos digitais. Para que tenham clareza de como, quando, e porque compartilhar conhecimento e recursos. De fomentar o compartilhamento de boas ideias, pensar em novas maneiras de fazer uso de recursos educacionais, novas práticas didáticas e de encorajar a troca de experiências entre alunos e professores, reduzindo barreiras legais ou empecilhos técnicos.

Esse caderno é uma REA

Este caderno foi feito também para ser exemplo de um REA1. Ou seja, grande parte do que você encontra aqui foi remixado (emprestado, traduzido, modificado) de outros recursos com licenças de direito autoral livres. Justamente por serem recursos abertos, não tivemos que pedir permissão para cada editora ou site para que pudéssemos fazer uso dos textos que encontramos. Só seguimos os termos dos autores originais e respeitamos seus direitos. Se isso parece confuso, não se preocupe – vamos abordar todo este processo neste caderno. Basta entender que para construir um documento como este, nos utilizamos do trabalho de outros. Gastamos menos tempo, trabalhamos em comunidade, e acreditamos que o material produzido é bem melhor do que seria se tivesse sido feito somente por nós, do zero.

Quem fez

O caderno contou com a participação de várias pessoas ao longo de sua criação. Sua primeira versão foi construída no Núcleo e Informática Aplicada à Educação/NIED pelo grupo de trabalho Educação Aberta, coordenador por Tel Amiel com auxílio de bolsistas SAE/Unicamp Elayne Morais e Aline Ribeiro. A revisão do texto foi feita por Bianca Santana e Carolina Rossini, participantes do grupo REA-Brasil. Revisão textual foi feita originalmente por Claudia Wanderley (Unicamp).

Uma nova versão do Caderno contou com a participação de alunos do Curso REA (2013)2, que contribuiram com relatos, vídeos, além de modificações no texto (você verá no texto as contribuições de: Cris Miura, Viviane Vladimirschi e Fabiana Souza).

Contribuindo

O Caderno original estava hospedado em uma wiki e foi transferido para esse site em 2016. A última grande atualizção ocorreu em 2013, com pequenos ajustes no texto e em telas de captura em junho/2016.

Caso encontre erros ou tenha sugestões use o espaço de discussão (issues) no Github ou esse formulário. Todo o conteúdo está hospedado no Github.

Caso queira contribuir ou reutilizar esse livro, é só copiá-lo ou baixá-lo do Github.

O livro tem uma liceça CC-BY Educação Aberta.

Citando esse livro

Caso queira fazer referência a esse livro, recomendamos usar:

EDUCAÇÃO ABERTA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, 2013. Disponível em: https://educacaoaberta.org/cadernorea


  1. Para saber mais sobre como essa caderno foi feito, veja o artigo escrito (inglês) em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1351 

  2. Fazemos um relato desse curso aberto, oferecido em 201 no artigo AMIEL, T.; PRETTO, N. L.; INUZUKA, M. A.; LIMA, P. da S. N. Curso REA: a construção de um curso aberto apoiado por software livre de mídias sociais. II Escola Regional de Informática de Goiás. Disponível em: http://erigo.net.br.