O que é REA

De educacaoaberta.org
Ir para: navegação, pesquisa
Video de introdução a REA [Tel Amiel] (CC-BY-NC-SA)

Definimos REA como:

“materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento” [1].

Não se trata somente de material digital. Livros e outros materiais impressos também podem ser “abertos” no sentido que utilizamos aqui.

O conceito de REA é focado em dois princípios: licenças de uso que permitam maior flexibilidade e uso legal de recursos didáticos; e abertura técnica, no sentido de utilizar formatos de recursos que sejam fáceis de abrir e modificar em qualquer software. Nesse sentido os REA devem primar pelo que chamamos de “interoperabilidade” técnica e legal para facilitar o seu uso e reuso.

REA é um movimento relativamente novo, que está sendo guiado por professores, alunos e instituições de ensino. Ele oferece uma alternativa para os altos custos da educação[2].

Video de introdução ao projeto Folhas [Mary Lane Hutner] (CC-BY-NC-SA)

Um exemplo que ilustra essas questões é o Livro Didático Público, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Ele nasceu de outro projeto, o Folhas , que incentivava a produção colaborativa de textos e conteúdos pedagógicos feita pelos professores do estado. Os professores foram convidados a pesquisar temas específicos de suas aulas, e escrever “folhas” (recursos) didáticas. Para isso, receberam remuneração e pontos na carreira. Dentre uma série de materiais desenvolvidos no Folhas, foram criados livros didáticos para cada área do conhecimento nos três anos do Ensino Médio. Ao contrário de um livro tradicional, esse material é aberto, publicado na Internet com uma licença de uso que permite ser baixado, impresso, modificado ou reorganizado por qualquer pessoa. Os livros têm alta qualidade de conteúdo e desenho gráfico. O projeto reduziu o custo do livro didático para o Estado, possibilitando que cada aluno recebesse uma versão impressa do livro. Neste exemplo, REA ofereceu oportunidade para a formação continuada dos professores de forma colaborativa e participativa. Além disso, proporcionou um material de alta qualidade que pode ser utilizado livremente, e adaptado às condições e interesse de professores ao redor do Brasil (sua licença de direito autoral assim o permite). A política pública do Estado determinou que o acesso e a liberdade são essenciais para a aprendizagem e para o uso pleno desses recursos educacionais.

Como vimos no exemplo acima, o movimento REA vai além de recursos: é um processo de engajamento com os recursos didáticos, focando em:

  • usar e adaptar o que foi criado por outros para o seu próprio uso;
  • compartilhar o que você cria, sozinho ou em conjunto com outros professores/alunos;
  • compartilhar novamente o material que você adaptou, de forma que outros usuários possam ser beneficiados[3].
Para entender melhor como funciona a produção dos REA, vale a pena pensar em todo um “ciclo de vida” para o recurso educacional. Na perspectiva de um professor, começa com uma tarefa que faz parte do cotidiano: o desejo ou a necessidade de aprender ou ensinar algo.
  1. Encontrar: o primeiro passo é procurar recursos capazes de atender adequadamente a sua necessidade. Você pode utilizar ferramentas de busca na Internet ou ainda recorrer ao seu próprio material, como por exemplo: anotações de aula do ano anterior, projetos e atividades antigas etc.
  2. Criar: nessa etapa, você pode tanto criar seu recurso “do zero”, como pode combinar os recursos que você encontrou para montar um novo recurso.
  3. Adaptar: ao compor novos recursos, quase sempre será necessário fazer algumas adaptações no material que você encontrou para que ele se adeque ao seu contexto. Esse processo pode incluir correções, melhoramentos, contextualização e algumas vezes pode ser necessário refazer completamente o material.
  4. Usar: finalmente você pode usar os REA na sala de aula, na Internet, em reuniões pedagógicas etc.
  5. Compartilhar: uma vez finalizado os REA, você pode disponibilizá-lo à comunidade, de dentro e de fora da escola , que poderá reusá-lo e assim recomeçar o ciclo de vida novamente[4].
Ciclo REA e suas possibilidades. Baixe o original/para remix

Para uma boa introdução a varios conceitos relacionados a REA e um panorama sobre REA no Brasil, veja o vídeo-entrevista com Bianca Santana:

Entrevista UNIVESP-TV [Bianca Santana] (Licença Padrão Youtube)

Referências

  1. Este documento criado em parceria entre a UNESCO & COL está em construção e disponível em http://oerworkshop.weebly.com
  2. Tradução de frase disponível em: http://wiki.oercommons.org/mediawiki/index.php/Why_OER%3F
  3. Livremente baseado em: http://wiki.oercommons.org/mediawiki/index.php/Why_OER%3F
  4. Os cinco passos são adotados integralmente, porém o texto é uma adaptação livre de: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Introduction/OER_life_cycle


EDUCAÇÃO ABERTA. O que é REA. Recursos Educacionais Abertos (REA): Um caderno para professores. Campinas, SP. Disponível em: <https://educacaoaberta.org/wiki>.