REA e o livro de história

Capa da Revista História Hoje
CC-BY (ANPUH)

A última edição da revista História Hoje da ANPUH (Associação Nacional de História) tem como enfoque a EaD, redes sociais e REA, com duas publicações na temática REA.

Leite e Latanza fazem uma resenha crítica do Livro REA em “Repensando a práxis educacional: breve olhar sobre os recursos educacionais abertos“.

Em “Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história“, fiz uma análise de dados do PNLD como base para pensar no papel dos recursos abertos para o ensino básico de história. Busquei apontar como o conceito de “abertura” em REA dialoga com conceitos da prática  contemporânea do ensino de história. Os dados utilizados para construir esse estudo foram mastigados de PDFs disponíveis no site do PNLD. PDFs não são particularmente amigáveis para análise de dados (copiar e colar pode gerar erros, o tempo gasto é maior). Os dados estão agora disponíveis abertamente em formato mais palatável (1).

(1) Mesmo a Mediawiki não tem boas ferramentas para criação e edição de tabelas, e já estamos planejando migrar para outro sistema que utilize algo como Dynatable.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>