MIRA: Mapa de Iniciativas de Recursos Abertos

Financiamento Hewlett Foundation
Parceiros OKFN-Brasil, Instituto Educadigital, ESPOL (Ecuador)
Período 01/02/2014 - 03/07/2014
Coodernador(es)
Equipe
Notícias
Publicações
AMIEL, Tel; SOARES, Tiago Chagas. Identifying Tensions in the Use of Open Licenses in OER Repositories. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 17, n. 3, 2016. Disponível em: <http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/2426>. Acesso em: 20 maio 2016.
AMIEL, Tel; SOARES, Tiago; OCHOA, Xavier. Creating a map for OER initiatives in Latin America. In: LACLO, 2015, Manizales, Colombia. Anais... Manizales, Colombia: LACLO, 2015. Disponível em: <http://laclo.org/papers/index.php/laclo/article/download/286/268>.
AMIEL, Tel; SOARES, Thiago; OCHOA, Xavier. Final report on the MIRA project: OER global map prototype. . [S.l: s.n.], 2014. Disponível em: <http://mira.educacaoaberta.org/>.

O projeto MIRA é resultado de uma chamada da Fundação Hewlett para a criação de protótipos para um mapa global para Recursos Educacionais Abertos. A chama por sua vez foi resultado de uma longa discussão virtual ocorrida ao final de 2012 para definir a necessidade e modelo para um mapa sobre REA. Nesta fase inicial 3 grupos foram selecionados para criar um protótipo funcional entre os meses de fevereiro-abril de 2014. O MIRA é o resultado de um desses projetos, feito em parceria entre NIED/UNICAMP, Open Knowledge-Brasil, Instituto Educadigital e ESPOL (Ecuador).

O projeto teve como objetivo não somente a produção de software, mas também de conteúdo. Buscamos identificar e mapear iniciativas relacionadas a REA em uma área pouco reconhecida por conta das línguas principais (português e espanhol, ao invés do inglês), da região geográfica (América Latina) e do nível educacional escolhido (ensino básico). Para este projeto, por conta de limitações de tempo, focamos nossas buscas em 24 países:

Argentina

Belize

Bolívia

Brasil

Chile

Colômbia

Costa Rica

Cuba

Republica Dominicana

Equador

El Salvador

Guatemala

Guiana

Haiti

Honduras

Jamaica

México

Nicarágua

Panamá

Paraguai

Peru

Suriname

Uruguai

Venezuela

Partindo dessa lista, desenvolvemos três linhas de trabalho paralelas: primeiro, o levantamento e sistematização de dados confiáveis; segundo, a definição de estrutura uma estrutura de organização dos metadados/vocabulário a serem coletados; e terceiro, a construção de um protótipo funcional do sistema de mapeamento.

Referências

Veja o resultado, a equipe e mais informações sobre o projeto em mira.educacaoaberta.org.

O código completo, está disponível no Github.

Este projeto foi integrado ao OER World Map, do qual a Cátedra é parceiro estratégico e country champion para o Brasil.

Categorias: Cátedra Unicamp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.