Curso Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos

Financiamento CAPES
Parceiros Universidade Federal do ABC, Instituto Educadigital
Período 07/08/2016 - atual
Coodernador(es)
Equipe
Notícias
Situação Ativo

O projeto tem como meta a construção de um curso sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) e Educação Aberta (EA) visando uma formação disponível online, gratuita, com conteúdo aberto, que apresente o tema de forma abrangente. O curso deverá contemplar as demandas relacionadas a Universidade Aberta do Brasil (UAB) através de conteúdo específico, partindo de um mapeamento prévio das Instituições de Ensino Superior (IPES) sobre abertura em suas instituições.

A primeira oferta do curso se dará no primeiro semestre de 2018 para um público de aproximadamente 300 participantes (3 de cada IPES participante da UAB) com moderação e interação contínua com os coordenadores do curso. A proposta da oferta é garantir uma sensibilização da temática para um recorte abrangente de participantes (de coordenadores até pesquisadores UAB), remover dúvidas sobre questões-chave bem como apontar experiências e modelos práticos para avanço da promoção de EA/REA.

No segundo semestre de 2018, o curso será ofertado com maior acompanhamento individual, para os interessados em se aprofundar na temática e promover reais mudanças nas práticas e políticas institucionais relacionadas à temática. Buscamos assim, formar “embaixadores” e futuros parceiros em torno de EA/REA nas instituições bem como uma rede de conhecedores e formadores em torno de EA/REA nas IPES e ao redor do Brasil.