A produção acadêmica sobre REA em português

Parceiros Athabasca University
Período 03/05/2015 - 03/08/2016
Coodernador(es)
Equipe
Notícias
Publicações

O projeto teve como objetivo um estudo bibliográfico sobre aprodução acadêmica em língua portuguesa em torno de Recursos Educacionais Abertos.

A base de dados para essa análise é a nossa bibliografia REA disponível no Zotero.

Um mapa da produção
Há grande concentração da produção em Brasil e Portugal. Na revisão sistemática, não identificamos produções em outros países de língua portuguesa. Sabemos que há formação e produção (mesmo que de outra natureza) nesses países (baixe o JSON).

Clustering temático
Há uma grande diversidade de abordagens e temáticas, o que demonstra a capilaridade do tema. Construímos macro temas para facilitar a identificação de artigos relevantes. Depois de algumas iterações chegamos a: produção de materiais, política, questões jurídicas, tecnologia, educação aberta, e avaliações/pesquisas. Baixe em formato texto, editável (RTF) ou uma visualização completa da imagem (PDF).

A dinâmica da produção sobre REA ao longo do tempo
A produção de artigos em periódicos é crescente, o que interpretamos como um amadurecimento da produção sobre REA. É possível identificar “momentos” específicos na produção de REA em diferentes momentos, como o Livro REA (2012) e conferências temáticas que resultaram em artigos de conferências.
Gráfico com produção sobre REA ao longo do tempo

Visão macro das redes de instituições com produção sobre REA
O mapa mostra uma fragmentação ainda grande em relação a produção em REA, com uma rede de associações consolidada, apresentada mais abaixo (feito em SCI2).
Redes de associação de instituições produzindo REA

Foco nas relações institucionais
Mapa das relações institucionais mais fortes em torno de REA