OpenLattes

O projeto iniciado em 2014, tem como objetivo lançar uma maneira alternativa de visualizar a produção acadêmica brasileira.  A quantificação de publicações e referências como a mais valorosa mensuração de sucesso acadêmico precisam de um contrapeso. Corremos o risco (ou já estamos lá) de cair no modelo “publish or perish” na academia brasileira.

A meta desse projeto é trabalhar em direção a métricas alternativas de produção acadêmica, particularmente com a valorização da publicaçãoe em periódicos abertos.

Apesar de conter dados públicos, a base de dados do Lattes não pode ser acessada por pesquisadores. É irônico que tenhamos um dos melhores sistemas nacionais de gerenciamento da produção acadêmica, mas não permitimos que esses dados sejam analizados no agregado.

Começamos o projeto trabalhando sob o ScriptLattes, uma maneira alternativa para fazer a mineração dos dados.

Logo Open Knowledge e Ciência Aberta (remix)
Logo Open Knowledge e Ciência Aberta

Vamos organizar sprints para avançar o projeto em direção a um sistema que permita que pesquisadores possam exibir suas produções em suas páginas (ou de seus centros, núcleos, institutos) contendo métricas alternativas.

Para saber mais sobre as metas do projeto e participar, veja nossa página na wiki do grupo de trabalho Ciência Aberta. A lista de atividades e discussões está no Git.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *