Novo vídeo: Introdução a REA

Na inauguração da Cátedra UNESCO em Educação Aberta apresentamos o nosso novo vídeo de introdução ao universo dos Recursos Educacionais Abertos. Ele foi produzido como parte do projeto MIRA, e está disponível em baixa [1] e alta [2] resolução no Wikimedia Commons com uma licença que permite o uso, reuso e remix (CC-BY-SA), com legendas, também no Commons, em português, inglês e espanhol.

Abordamos o significado de REA, sua relação com formatos abertos e software livre, e implicações para a práticas escolar.

[1] http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Recursos_Educacionais_Abertos.ogv
[2] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Recursos_Educacionais_Abertas_(Alta_Resolução).ogv

Veja mais nos posts do site REA-Brasil e OK-Brasil.

* Agredecimentos ao Ewout, Jamila e Xavier pela ajuda na tradução colaborativa desse vídeo.

44 comentários

  1. Gostei, em tempos onde tem leis regulamentando o direito autoral e das imagens, muito bom o vídeo.

  2. Maravilho Video bastante esclarecedor com fácil entendimento, didaticamente falando nos leva a uma boa interpretação as REA,
    claro que fundamentar-se sempre é bom.

  3. Muito boa a explicação do vídeo sobre como buscar mais sobre o REA, agora é só me aprofundar.
    Obrigada!

  4. Achei as explicações sobre os Recursos Educacionais Abertos bastante relevantes e pertinentes. A abordagem é clara e precisa. Gostei.

  5. Vídeo relevante que possibilita informar a respeito de pesquisas que utilize o REA. São informações seguras que indicam: sites, autores , assuntos que podem ser vinculados aos conteúdos de sala de aula com segurança , que possibilitam o conhecimento e efetivam a aprendizagem.

  6. o vídeo extremamente informativo para quem precisa de uma pesquisa qualquer e que utilize o REA. Aborda temas tais como usar adequadamente a citação do autor sem infringir direitos autorais, indicações de pesquisas em sites seguros, etc.

  7. Alertas nesse sentido são interessantes para não cometermos erros de infringir direitos autorais, e passarmos por situações desagradáveis nesse sentido. É sempre bom reativar essas informações.

  8. Ótima informações sobre O REA Recursos Educacionais Abertos inclusive indicações de sites para pesquisa.

  9. Interessante este vídeo, pois trás boas informações sobre Os Recursos Educacionais Abertos, principalmente no que diz respeito a autorização do autor para uso e publicações. Gostei, mas um pouco novo prá mim, pois estou fora da sala de aula há tempos, então nem sempre é possível acompanhar a evolução existente nas mídias da informatização, as quais já estão com aproveitamento na sala de aula…

  10. Interessante este vídeo, pois trás boas informações sobre Os Recursos Educacionais Abertos, principalmente no que diz respeito a autorização do autor para uso e publicações. Gostei, um pouco nov prá mim que estou fora da sala de aula há tempos, então nem sempre é possível acompanhar …

  11. A apresentação do conteúdo foi bastante esclarecedora e pela criatividade utilizada em seu formato, ficou mais fácil sua compreensão.

  12. Fiquei impressionada com o material, sempre aprendemos , todo dia, tem material inovador disponivelm muito muito bom este vdeo.

  13. O video é muito didático, bastante informativo. Com informações importantes a respeito dos materiais disponibilizados na internet e seus usos.

  14. Gostei muito das informações contidas, pois só assim vamos nos inteirando no uso desta ferramenta tão importante em nossos dias, onde precisamos estar em busca de novas tecnologias, oportunizando assim nossos educandos e a nós formadores de opiniões.

  15. Muito importante entender e saber utilizar os recursos midiáticos na comunicação, profissional e pessoal também, explorar diferentes materiais nos torna cidadãos inseridos no mundo atual.

  16. Estamos na era tecnológica, e portanto de extrema importância a nossa interação com o mundo virtual e dela abstrair o melhor. Somos formadores intelectuais dos sujeitos e portanto a nossa responsabilidade e grande. O ensino/aprendizagem somente acontece no interagir com as partes. Percebe-se que na pratica docente a pesquisa, troca de experiências e a formação continuada, já faz parte do dia-a-dia desse profissional. Percebe-se que o material na minha opinião apresentado de forma clara e objetiva, venha contribuir para as reflexões das práticas para as praticas necessárias com o objetivo de transformar realidades tanto do sujeito (aluno) quanto do profissional em questão.

  17. Vídeos com esclarecimentos de grande utilidade para elaboração de trabalhos , aulas práticas explorando pesquisas na internet e os passos para utilização correta de sites e outros textos os quais ampliam nossos conhecimentos.

  18. Achei este vídeo muito relevante, visto que a tecnologia é uma ferramenta muito importante, desde que saibamos como utilizá-la.

    O Segundo vídeo que trata do REA, nos faz refletir sobre a liberdade que o educador tem em melhorar o material apresentado de acordo com
    seu conhecimento e ao mesmo tempo poder compartilhar com seus colegas.

  19. Vídeo esclarecedor, sobre o uso dos materiais publicados na internet. Pensei que tudo fosse aberto.

  20. Vídeo bastante claro sobre as possibilidades de acesso e reutilização dos conteúdos da internet. Importante saber o que podemos compartilhar ou reusar.

  21. Gostei muito do vídeo apresentado. Foi direto ao assunto, deixando claro a importância de saber usar a internet para expandir conhecimentos.

  22. As informações do vídeo confirmam a importância da internet e comunidades para o mundo atual onde o real é enriquecido pelo virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *