Novo portal de dados abertos: Universidade Aberta do Brasil

Anunciamos hoje lançamento (beta) de um portal de dados abertos sobre a Universidade Aberta do Brasil (uab.educacaoaberta.org). O site foi criado para divulgar dados sobre as universidades e polos que compõe o sistema UAB e suas relações. É possível, por exemplo saber cursos de IES (instituições de ensino superior) oferecidos em diferentes polos, e vice-versa. O portal inclui dados atuais e históricos sobre cursos ofertados, matrículas e outras informações relevantes sobre as atividades de cada polo e IES.

Agrega também uma linha do tempo da EaD no Brasil, apontando relações relevantes com o histórico da UAB. Ademais, para algumas IES, incluímos informações mais detalhadas como uma linha do tempo específica sobre suas atividades na UAB.

O sistema é baseado em um software livre desenvolvido pelo grupo, que batizamos de Ciclope. É um sistema de visualização de dados de pesquisa que permite associar linhas do tempo, dados tabulares dinâmicos e gráficos em um sistema de geo-referenciamento. O sistema é todos feito em software livre em duas versões: com ou sem o uso de banco de dados.

Captura de tela, Ciclope, visualização de dados gráficos
Visualização de gráficos e dados textuais Ciclope
Captura de tela, Ciclope, dados tabulares
Visualização de dados tabulares no Ciclope
Captura de tela, Ciclope, linha do tempo
Visualização de linha do tempo no Ciclope

Com um pouco de customização é possível adaptar o sistema para outras situações de uso, particularmente para divulgação de dados de pesquisa ou dados abertos geo-referenciados.

Esta atividade fazer parte de nossas pesquisas sobre a Universidade Aberta do Brasil, associadas e com apoio do grupo de pesquisa Formação de professores e Tecnologias de Informação e Comunicação (UFF). O sistemas foram desenvolvidos por Gabriel Fedel e Tel Amiel.

O código do Ciclope está disponível abertamente no Github. A versão atual, que se utiliza de banco de dados, que implementamos em nosso site está aqui. A versão sem banco de dados, que só faz uso de arquivos JSON está aqui.

Caso encontre um problema com os dados, algum bug com o sistema, ou tenha alguma sugestão, agradecemos o contato tanto aqui pelo site como no próprio Github.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *