Material didático, REA e sociologia: ENESEB 2011

Categorias: ArquivoEventos

thumbnail do poster eneseb 2011
Clique na imagem para versão atualizada do poster

Participamos do ENESEB em Curitiba (veja mais nessa entrada). Partindo das sessões das quais participamos, percebemos algumas das mesmas ansiedades:

  1. A dificuldade de lidar com material fechado ou limitado que não são adequados às situações contextos de ensino (com referências ao material que virá via PNLEM ano que vem, e aos Cadernos em SP)
  2. As dificuldades de parcerias de curto prazo entre escola e universidade no desenvolvimento de projetos (o anseio de muitos alunos PIBID presentes)
  3. Como construir projetos em parcerias com escolas, que não sejam “puxadinhos” de final de semana, ou atividades extra-classe (que raramente contam com a presença de alunos e apoio da escola, por melhor que sejam os acordos estabelecidos)

Propusemos o nosso modelo, no qual tentamos enfrentar algumas das barreiras: tentar demonstrar as possibilidades (e ainda grandes limitações) do uso de REA para o ensino básico (1); fomentar parceria de longo prazo e comprometimento com escolas (2) e tentar ao máximo fazer a integração com a grade curricular criando planos de aula complexos e concretos que sirvam como objeto de discussão (3). Mesmo assim ainda enfrentamos alguns dos mesmos problemas. As reflexões do ENESEB foram boas para lembrar que boas intenções nem sempre resultam em ações efetivas, e que o diálogo universidade-escola ainda é muito precário…temos muito o que fazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.