Letras Debate – UFMG

Categorias: ArquivoEventos

Fui convidado para participar no Letras Debate, um evento realizado periodicamente na Faculdade de Letras da UFMG. Um ótimo público, com boas perguntas, principalmente com relação ao PNLD e o papel da universidade na certificação. Tentei demonstrar a conexão entre o conceito de uma “educação aberta” e o papel catalisador dos recursos abertos (REA).

Falei sobre a questão que propus no título da palestra “como criar recursos para um público desconhecido?” afirmando que o modelo atual de produção de recursos didáticos cria recursos para um público ideal (irreal) em sua melhor forma, ou um público completamente desconhecido (no pior caso, quando baseado em padrões genéricos ou objetivos de aprendizagem). Usei o exemplo do PNLD e a criação de livros didáticos em escala para ilustrar esse problema partindo da perspectiva das editoras e dos que fazem uso desses recursos.

Por último, apontei REA e os processos flexíveis de criação/localização como um caminho para a resolução desse dilema (baseado bastante no que dissemos nesse artigo).

Deixei por lá algumas cópias do recente livro sobre REA.

Seguem as lâminas da apresentação em PDF, com a remoção das devidas imagens com direitos reservados. As outras imagens incluídas tem termos menos restritivos e os links indicam a origem. Como sempre, querendo o ODP (aberto) é só enviar um email.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.