Ganhando dinheiro com livros abertos?

Categorias: ArquivoOpinião e resenhas

Como as editoras tradicionais vão reagir aos modelos abertos de publicação? Muito se discute sobre novos modelos de negócios na área editorial (veja por exemplo, recente entrevista no site REA-Brasil).

Um artigo recente do Rory McGreal (Athabasca University) usa uma metodologia curiosa para comparar as vendas da editora de sua universidade, que publica livros de forma aberta, com a de outras universidades que vendem livros impressos, no formato tradicional. A Atahabasca Universty Press disponibiliza livros e capítulos online que podem ser baixados gratuitamente com uma licença Creative Commons (NC-ND). Comparando as vendas dos livros (impressos) das editoras no site da Amazon (EUA e Canada), os pesquisadores não encontraram diferenças significativas de vendas.

Com todas as resalvas, este estudo apoia a idéia que editoras podem proporcionar acesso aos seus livros de várias maneiras (utilizando modelos que consideram valor agregado), e que isso não vai necessariamente implicar um prejuízo à publicação do livro impresso (que muitos, como eu, ainda querem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.