Fórum Acesso a informação

Acesso a informação: Recursos digitais, disseminação de conhecimento, e valorização do conteúdo local

Data: 30/03/2011, quarta-feira, 09:00-17:00
Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp

Este fórum tem como objetivo discutir o acesso a informação partindo de dois temas de crescente importância. O primeiro é a produção de recursos digitais, partindo do movimento Recursos Educacionais Abertos (REA). Este engloba princípios de design, disseminação, acesso e inovação focando no liberdade de uso e reuso de conteúdo digital. O movimento tem levado a questionamentos sobre novas concepções de direitos autorais, inovação tecnológica, e a disseminação de recursos educacionais. O segundo é a disseminação e inserção destes recursos em espaços que fomentem a equidade de acesso e liberdade de aprendizado para todos fazendo uso das mais variadas tecnologias de informação e comunicação (como a Internet). Para tanto, se propõe um diálogo entre o acesso a informação, a produção de recursos abertos e políticas de desenvolvimento e arquivamento em repositórios ou bibliotecas digitais.


Prof. Dr. Pedro Puntoni (USP/Brasiliana)
Brasiliana USP e a Plataforma Corisco
Apresentação: hospedado do Prezi

Prof. Cláudio Menezes (UnB)
Multilinguismo no Ciberespaco: a criação de uma B@bel digital?” (PDF, 1,8mb)
Apresenta um panorama dos dilemas relacionados ao acesso a informação na perspectiva de minorias e línguas pouco/não representadas na Internet. Aponta inicitativas de fomento do multilinguismo no espaço digital.

Prof. Dr. Wilmar D’Angelis (UNICAMP)
Projeto Web Indígena (PDF, 900kb)
Apresenta o projeto Web Indígena, com enfoque no projeto Kahngag um portal criado e mantido pelos índios Kaingang em sua língua materna. Discute implicações para criação e acesso ao conteúdo no espaço digital, a inclusão digital, memória, e educação formal.

Prof. Dr. Ricardo Torres (UNICAMP)
Reasoning for complex data: Initiatives and challenges for improving data management systems (PDF, 2.5Mb)
Partindo dos desafios da área de computação, analiza a busca por ‘partes’ ou elementos de recursos digitais dentro de grandes bancos de dados e repositórios.

Pesq. Dr. Tel Amiel (UNICAMP)
Promovendo o acesso, uso e reuso de informação” (PDF, 900kb)
Palestra de apresentação do evento, apresenta panorama do movimento “Acesso a Informação” focando em premissas, projetos existentes e uma visão sistêmica para o acesso a informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *