Como gravar apresentações com narração em vídeo

Categorias: Cátedra UnBTutorial

http://obsproject.com/Na Educação a Distância é muito comum o uso de apresentações (slides) em forma de texto e imagens, postados em formato PDF. Por natureza, apresentações são um formato que reduz informações e não são particularmente úteis ao aluno da EaD.

A gravação de apresentações com narração em vídeo do apresentador é uma forma de aproximar a apresentação ao seu modelo original, ao capturar gestos e tom de voz, aproximando o professor do aluno e enriquecendo o aprendizado.

Vamos aprender como realizar a gravação de apresentações com captura de vídeo utilizando apenas ferramentas livres.

Apresentação disponível para baixar (PDF): OBS com LibreOffice

Transcrição do vídeo

Olá à todos. Sou José Siqueira e vou mostrar como gravar uma apresentação dentro do LibreOffice Impress com gravação de câmera utilizando uma ferramenta, o OBS.

Vamos ver um modelo de como criar algo que estou mostrando para vocês.

Neste tutorial nós veremos como criar algo parecido com o que estamos vendo aqui, ou seja, isto aqui já é um modelo. Vamos utilizar dois softwares livres, o LibreOffice e o OBS, é possível fazer uso no PowerPoint, com outras configurações.

Vamos criar slides no LibreOffice Impress, adequados para uma gravação com câmera, como instalar e configurar o OBS, fazer uma gravação, e visualizar as gravações na pasta de Vídeos do seu computador.

Vamos baixar e instalar o LibreOffice no link oficial : https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/ Escolher o Sistema Operacional, baixar e instalar o software.

Vamos por um momento ver como configurar um slide mestre no LibreOffice Impress para facilitar a gravação de vídeo dentro de uma apresentação:

Vamos criar uma apresentação nova. Selecionar um modelo, o intuito aqui é ver que com o slide mestre, eu posso replicar tudo que eu modificar no primeiro em todos os outros do mesmo estilo. Então vamos em Exibir, Slide mestre, agora estamos editando o Slide mestre, e vamos inserir um retângulo aqui embaixo, pra ajudar no design dos slides, assim fica claro que aqui não deve ter conteúdo, e sim a nossa gravação de vídeo.

Vou colocar aqui no canto, pronto, agora vemos que replicou para todos. Fechar Exibição mestre. Agora vemos que replicou para todos os outros slides, e sempre que eu criar um novo, também vai estar lá essa caixinha onde estará a nossa gravação de vídeo do OBS.

Passado esta etapa, voltamos o foco ao OBS

Vamos lá: bom, o OBS é um Software livre e de código aberto para gravação de vídeo e transmissão em tempo real.

Para baixá-lo, acessamos o site oficial do OBS: https://obsproject.com/pt-br/download

Tem OBS para Windows, Linux e MAC. Baixe e instale o software. Depois de instalado vamos abrir.

O OBS é um Software bastante completo, porém iremos precisar apenas de poucas funções dele.

Por ora, vamos ir à configurações, no canto direito. Vamos na aba Teclas de atalho, e modificamos o Iniciar Gravação e Parar Gravação, é só clicar em cima e segurar o Ctrl, Alt e R.

Vamos na aba Saída. Vemos a pasta onde os vídeos serão salvos, mudamos o Formato de gravação para mp4, e o Encoder para x264. Fechamos as Configurações, e salvamos .

No OBS, o mais importante são as Cenas e as Fontes: cada Cena tem várias Fontes. No OBS de vocês, aqui só vai ter uma tela preta, então criamos uma Cena, damos um nome, por exemplo: Apresentação.

Agora, vamos no LibreOffice e iniciamos a Apresentação, geralmente é F5, e voltamos ao OBS.

De volta ao OBS, adicionamos uma Fonte, de Captura de Janela, e achamos a Janela do Impress tela cheia.

E adicionamos outra fonte, de Captura de vídeo. Redimensionamos nossa caixinha de captura vídeo para que encaixe no retângulo criado no slide mestre!

Agora podemos começar a gravação, com o Ctrl+Alt+R. Realizamos a apresentação, e ao terminar, apertar Ctrl+Alt+R novamente.

Para encontrar os vídeos gravados, vamos em Arquivo, e Mostrar Gravações. Lá nós encontramos todos os vídeos gravados com o OBS.

Com isso terminamos o nosso tutorial, e já temos o OBS configurado para futuras gravações. Vimos o quão poderoso e simples é o OBS e como gravar uma apresentação utilizando a captura de vídeo.

Publicado por

administrativo

Estudante de Engenharia da Computação. Entusiasta em informática e educação. Filho da Professora Teresa Cristina que lecionou vários anos na FE.

2 comentários

  1. Disse: “No OBS, o mais importante são as Cenas e as Fontes: cada Cena tem várias Fontes. No OBS de vocês, aqui só vai ter uma tela preta, então criamos uma Cena, damos um nome, por exemplo: Apresentação.”

    Como é feito isso ?

    1. Bom dia! Em suma, o OBS basicamente é composto de Cenas e Fontes, cada Cena tem várias fontes.
      Então, para criar uma Cena, clica no botão + , abaixo de Cenas, logo uma caixinha para digitar o nome da Cena irá aparecer. Com a Cena criada, vamos adicionar as Fontes, clicando no botão +, abaixo de Fontes.

      Assim, continua a explicação 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.