Caderno REA

A licença é simples – uma pequena imagem e um texto descritivo que define o que usuário pode fazer com o que você criou. Como você vai utilizar essa imagem depende do tipo de recurso que você criou e onde você vai disponibilizar o recurso. Uma maneira simples de garantir que a sua licença seja sempre visível é incluir ao menos a imagem ou o texto descritivo no recurso em si.

Licença CC-BY com imagem e texto

Por exemplo: ao criar um documento em algum editor de texto, uma planilha, ou apresentação (slides), coloque a imagem (no exemplo acima, CC-BY) e/ou o texto descritivo (no exemplo acima Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.) da licença escolhida em alguma página inicial. Complemente com o nome da sua obra, o seu nome completo, a data de criação do trabalho, e se possível um endereço de site pessoal (seu blog, site da escola, ou outros). Sendo assim, se o seu recurso for copiado para outros sites, a licença e os dados do autor estarão sempre juntos ao recurso criado. Caso você tenha site próprio, pode fazer uso do código, como explicaremos abaixo.

Em outros casos, como o de vídeos e fotos, o mesmo pode ser feito mas pode interferir esteticamente no trabalho. Nestes casos, o uso de repositório facilita a vida do autor. Como vimos na seção Como compartilhar, sites como Flickr permitem que você defina os termos de uso para as suas imagens. O YouTube permite que você defina a licença CC-BY (Atribuição) para os vídeos que você disponibilizar no site.

Creative Commons no seu site

Caso você tenha um site próprio, você pode incluir a sua licença no site como um todo. Note que (depois de definir a sua licença) o site do Creative Commons tem uma seção intitulada Copie este código para que os visitantes saibam! (veja abaixo), com uma códigos em texto.

Código a ser copiado

Estes códigos podem ser colocados em seu site para que a sua licença seja exibida no site como um todo. Sendo assim, o usuário do seu site pode assumir que todos os conteúdos do site são regidos por aquela licença que você escolheu (como CC-BY). Além disso, buscadores como o Google conseguem identificar o seu site como tendo obras abertas, facilitando a busca por recursos educacionais abertos na Internet!

Como exemplo, se você tem um site que utiliza o sistema Wordpress1 o processo é similar. Adicione um "widget" de Texto. Na janela de Texto, cole o texto do site Creative Commons e clique em "Salvar". Pronto, o símbolo do Creative Commons aparecerá no site.

Passo 1: Adicionar widget com a identificação da licença no Wordpress

Passo 2: Janela para inserção do código HTML da licença no Wordpress.


  1. Wordpress é uma plataforma de publicação de conteúdos feita em software livre e que permite a criação de um site sem qualquer custo. É uma ótima opção para você experimentar e criar o seu próprio site ou o site da sua escola.