Caderno REA

Caso você queira aprender mais sobre as ferramentas mencionadas neste Caderno, você pode encontrar bons tutoriais pela internet. Para muitos professores da rede, o uso de software proprietário nas escolas é uma imposição, por conta dos contratos governamentais. A nossa meta é mostrar um leque de opções.

Na medida que for possível, adicionaremos outros tutoriais com software e plataformas livres1

Geral

Cartilha Tecnologias na Escola. Faz um apanhado geral das ferramentas que mencionamos nesta cartilha. É uma boa introdução às ferramentas e funcionalidades. Disponível em: https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha.pdf

Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital. Traz propostas didáticas para incorporar as tecnologias ao currículo escolar a partir de uma abordagem interdisciplinar. Disponível em: http://cenpec.org.br/TIC-e-Educacao

Audacity

O Audacity é um editor e gravador de áudio em formato livre. Além de estar disponível em várias plataformas (MAC OS X, Microsoft Windows, GNU/Linux) tem suporte para os formatos de áudios mais utilizados.

Usando Audacity [Viviane Vladimirschi]

Tecmundo é possível ver um tutorial sobre o Audacity.

Flickr

O Flickr é um site da Yahoo! que tem a função de armazenar e compartilhar imagens em geral e, ainda tem um caráter de rede social. É possível criar tags (etiquetas) para as imagens, tornando a busca pelas imagens mais fácil. Pode-se também compartilhar uma ou mais fotos, galerias, grupos, álbuns exposições e páginas de favoritas (inclusive no Facebook). Você pode criar um filtro de privacidade de amigos, família ou particulares. Importantemente, o Flickr permite que qualquer um escolha facilmente licenças Creative Commons para suas fotos. Permite também busca por tipos de licenças Creative Commons, facilitando a busca por recursos abertos.

Gimp

O GIMP é um programa de edição de imagens, que tem como aliados o fato de ser um programa de código aberto e ser mais leve que os demais programas de sua categoria. Com o GIMP é possível inserir logotipos nas imagens, redimensionar fotos, alterar cores, remover partes indesejadas da imagem e converter em diferentes formatos.

Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta criada pela Google que permite aos seus usuários trabalhar com 6 tipos de arquivos: Documentos (como nos pacotes Office); Apresentações (como no Power Point); Planilhas e Tabelas (como Calc e Excel); Questionários (formulários); e Desenhos.

Uma característica importante do Google Drive é que o usuário não precisa instalar nada no computador, e todos os arquivos ficam salvos nos servidores da Google (como os e-mails do Gmail). Em termos práticos, isso quer dizer que o usuário passa a ter a liberdade de poder acessar e editar seus arquivos em absolutamente qualquer computador que tenha acesso à internet. Em decorrência disso, o usúario pode compartilhar seus arquivos com várias pessoas, e estas podem editar o arquivo simultaneamente. Para aproveitar todos os recursos do Google Drive, você precisará ter uma conta na Google.

Muitos usuários tem restrições aos serviços do Google, já que são sustentados por propaganda e fazem uso dos dados compartilhados com a empresa. No entanto, o serviço permite o uso de formatos abertos tanto para upload de arquivos, como para baixar arquivos existentes (é possível, por exemplo, fazer upload de um arquivo em formato ODT e baixar arquivos em padrões como ODT).

Usando Google Drive para criar recursos [Viviane Vladimirschi]

Para mais informações de como utilizar os recursos do Google Docs, acesse os videos ou o site Tecmundo.

Picasa

O Picasa é serviço e um programa de computador oferecido Google que organiza as imagens presentes no seu computador e facilita a busca destas. Nele também é também possível fazer rápidas edições. Integrado ao Picasa, existe o Picasa Web, que serve para armazenar e compartilhar suas imagens na internet. Através da opção "Álbuns da Web" é possível sincronizar os álbuns de fotos do seu computador com os álbuns online. Alternativas para o uso do Picasa incluem o GIMP.

Editando fotos no Picasa [Viviane Vladimirschi]

É possível encontrar mais tutoriais no site Tecmundo.

Prezi

Prezi é uma ferramenta on-line que permite a criação de apresentações dinâmicas e muito atrativas. Além disso, a ferramenta ainda possibilita o trabalho colaborativo, e também mantém seu trabalho salvo "na nuvem", exatamente como o Google Docs. Em termos gerais, uma apresentação criada no Prezi é muito próxima de um Power Point. Porém, enquanto o Software da Microsoft é estático e pago, o Prezi cria apresentações onde o texto anda pela tela, e é gratuito.

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é um programa padrão do Windows usado para realizar simples edições em arquivos de vídeo. Infelizmente é um programa de código fechado e que produz vídeos em formato WMV (formato fechado). No entanto é importante reconhecer que a maioria dos computadores já vem com esse programa, principalmente em escolas da rede pública nas quais há parceria com a empresa criadora do software. Ele pode ser utilizado para um aprendizado sobre vídeo, e outras alternativas (veja nessa página) podem ser utilizadas para criar vídeos em formatos que são mais fáceis de editar, remixar e abrir. É nessa perspectiva que apresentamos o software aqui, em uma página sobre Recursos Abertos.

Ele já vem com uma série de funções interessantes para customizar seus vídeos, como a inserção de fotos, videos, legendas, créditos, animações, mudança de esquema de cores, dentre outras. Além da edição, ele também permite a você compartilhar o vídeo na web, através do site You Tube. Outros formatos de vídeo também podem ser criados, como por exemplo, você pode configurar o vídeo para que ele tenha alta definição.

Usando Windows Movie Maker [Viviane Vladimirschi]

Youtube

O Youtube é uma boa opção de repositório para os seus vídeos, já que possibilita a escolha de licenças abertas. Você pode usar a sua conta do Google para enviar os seus vídeos. Além disso, o Youtube disponibiliza um curso sobre direitos autorais. Os vídeos estão em Inglês, mas basta clicar no botão CC (Closed Caption) no canto inferior do vídeo para ativar as legendas.

Mais tutoriais sobre o youtube podem ser encontrados no site Tecmundo.


  1. Um bom lugar para encontrar sofware livre para os mais variados contextos educacionais é a Tabela Dinâmica de Software Livre da UFRGS: http://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/wiki/Tabela_Din%C3%A2mica_Software_Educacional_livre