Caderno REA

Imagine um professor que desenvolve individualmente um REA para usar em uma de suas aulas, sem interação com outro professor. O processo pode simplesmente acabar aí. Ou de forma diferente, esse professor pode compartilhar esse recurso com seus colegas, que então podem usar o REA em suas aulas. E mais ainda, um desses colegas pode querer adaptá-lo e novamente compartilhar o REA com os colegas. O processo se torna assim muito mais rico1.

Muitos professores que consideram a questão sobre compartilhar ou não os seus recursos educacionais têm algumas ressalvas. Algumas razões para não compartilhar:2:

“Por que eu iria querer ajudar um professor preguiçoso que se recusa a criar qualquer coisa ele mesmo?”

“Eu já tive meus recursos utilizados sem minha autorização antes. Por que eu iria querer passar por isso de novo?”

“Eu já ofereci meus recursos para serem usados antes, mas quando eu os vi sendo usados, não vi meu nome sendo citado.”

“Eu tenho medo que meus recursos não sejam bons o bastante. Eu não gostaria de me abrir a críticas. Bons ou não, eu trabalhei duro neles.”

Se você é professor, há grandes chances de essas situações soarem familiares para você. Como superá-las? Essas situações serão decisivas quando você pensar em compartilhar seus recursos? Ou será mais razoável promover a prática de dar o crédito para o autor a atribuição correta, oferecer materiais de qualidade e se dispor a receber comentários e críticas construtivas de colegas? Por outro lado, há razões positivas apontadas por professores quando decidem compartilhar seus recursos. São elas, entre outras:

“Agora eu mantenho um arquivo quase permanente dos meus recursos. Isso pode facilitar o acesso tanto para mim quanto para os meus alunos no futuro.”

“É empolgante saber que alguém pode pegar o meu material e reusar para propósitos que eu nem havia pensado!”

“Eu gostaria de ver como alguém pode remixar meu material transformando-o em algo totalmente original. Melhorias no meu material poderiam ajudar a mim e aos meus alunos.”

“Eu gosto da ideia de contribuir ao sistema educacional, eu estou fazendo a minha parte para tornar o mundo melhor.”

“Eu gosto de considerar a ideia de que o meu material pode ir além do meu cotidiano. Assim eu posso ter um impacto além da minha sala de aula.”

São legítimas muitas as razões para não se compartilhar um recurso, e muitas outras para abrí-los. Encorajamos você a pensar no seu contexto e nas suas possibilidades de compartilhamento.


  1. Inspirado em: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Introduction/Models_and_approaches 

  2. As razões para compartilhar e não compartilhar foram traduzidas diretamente de:\ http://www.curriki.org/xwiki/bin/view/Coll_Group_OERi-OpenEducationalResourcesintegration/CourseMaterials_3