Caderno REA

Alguns repositórios, como o Flickr, permitem a seleção de diferentes licenças (incluindo Creative Commons) para as fotos que lá são colocadas. Outros repositórios usam uma única licença para todos os materiais hospedados em seus sites - uma licença única.

Licenciar um recurso é bastante simples. O uso de licenças como creative commons é permite também relacionar o texto legal (feito para advogados) com o seu recurso através de um link. Isso pertmite que buscadores (Google, Yahoo) possam identificá-lo como um recurso com liceça aberta (veja como fazê-lo em Como utilizar a sua licença.

Definir a licença do seu material usando Creative Commons é fácil! São apenas duas perguntas que ajudam a definir o tipo de licença entre as opções acima. Para definir sua licença vá à página do Creative Commons. Você verá uma lista de questões a serem respondidas: A primeira questão é se você permitirá que adaptações do seu trabalho sejam compartilhadas? - como traduções e alterações. A segunda pergunta se você permitirá o uso comercial da obra. A licença escolhida aparece no final da página.

Mas antes, a parte "ajude os outros a atribuírem-no" permite que você forneça metadados, ou seja, palavras-chave ou descritores do seu recurso. Essa parte é opcional, mas preencher ao menos alguns dos itens ajuda que sua obra seja mais facilmente encontrada. É bom para outros que precisam de uma obra como a sua, e bom para você que poderá ter a sua obra mais facilmente encontrada e amplamente adotada. O primeiro campo a ser preenchido é sobre o tipo ou formato do seu trabalho (vídeo, áudio, texto, etc). Em seguida escolha o pais de jurisdição (o seu caso, provavelmente “Brasil”). Os próximo campos são feitos para auxiliar a distribuição do seu recurso e garantir que você terá seu nome ou página citados corretamente, além de permitir que você reconheça se o seu recurso foi derivado de outro:

No final da página você verá algo como a figura abaixo:

Escolhendo sua licença Creative Commons

A imagem e o texto correspondente no exemplo acima indicam que você está usando uma licença CC-BY (Atribuição) para o seu recurso. Mais abaixo, você verá o código que gera a imagem e o texto acima. Ele pode ser útil para você que tem uma página web. Para entender como utilizar as licenças em diferentes tipos de recursos podem ser vistos em como utilizar sua licença.