Caderno REA

Antes de surfar pela Internet procurando pelas inúmeras fontes de recursos educacionais abertos, dê uma olhada nos planos de aula, lições, vídeos (entre outros) desenvolvidos ao longo dos anos na sua casa e na escola, e que estão guardados em gavetas, pastas e nos computadores.

Introdução - Buscando REA [Viviane Vladimirschi (CC-BY)]

Esses recursos têm a vantagem de já terem sido criados para o seu contexto de uso, e em muitos casos foram práticas de sucesso em sala de aula. O recurso encontrado pode atender as suas necessidades ou ser um bom começo para um REA. Você pode começar compartilhando esse material ou fazendo uso de material criado por outros. Um bom plano de aula, uma atividade para explicar um conceito complexo, ou qualquer outro conteúdo que você criou pode beneficiar outros professores. O próximo passo é encontrar outros recursos para expandir, modificar ou completar os seus próprios materiais1. Você vai se surpreender ao descobrir que passado algum tempo um outro professor usou algo que você desenvolveu, ou que o REA que você criou foi traduzido para outra língua e está sendo usado em outro país.

Ainda não é tarefa fácil procurar por recursos educacionais abertos na Internet. Mas buscadores e outros serviços podem ajudar na busca por REA2.

Alguns sites podem ajudar você a encontrar repositórios de recursos abertos:

Buscando por REA

Para muitas pessoas o meio mais fácil de encontrar recursos é utiliar um site de busca. Abaixo, vamos nos preocupar com as ferramentas que podem nos ajudar a encontrar recursos abertos na Internet. Lembre-se de que é sempre importante verificar a licença de uso de cada material encontrado antes de fazer uso dele.3

Busca em múltiplos sites no Creative Commons

A busca do Creative Commons, ou CCSearch, não é um mecanismo de busca em si, mas sim um agregador de vários mecanismos de busca num só lugar, para facilitar a vida de quem está a procura de material com licença aberta. No CCSearch, você pode escolher fazer a sua busca pelo Google Web, Google Imagens, Flickr (imagens), BlipTV (vídeos), Jamendo (músicas), e o MediaWiki Commons que contém inúmeros arquivos de áudio, vídeo, e texto licenciados abertamente. Basta clicar no nome de uma dessas ferramentas e fazer a busca na caixa que aparece na barra superior. É importante definir as opções de busca, que aparecem na barra superior do lado direito, conforme se vê na figura ao lado. Você pode optar por buscar material para fazer uso comercial, e para modificar, adaptar e criar sobre a obra original. Após ter realizado a busca, não se esqueça de verificar a licença de cada material que você for usar.

Busca por imagens no Flickr

Você também pode realizar as suas buscas diretamente nos sites dessas ferramentas. Para buscar imagens e fotos, você pode entrar no site do Flickr, veja mais em Tutoriais sobre ferramentas e sites. Nesse caso, basta clicar em Busca Avançada (próximo do botão Buscar), e definir que a busca deve retornar material licenciado por Creative Commons. Você deve ainda definir se a busca deve retornar material que pode ser usado para fins comerciais e material que pode ser modificado, adaptado ou criado.

Busca avancada do Flickr

Busca por músicas no Jamendo

Jamendo é uma comunidade de música livre. Através da comunidade, artistas publicam, compartilham e promovem a sua música e podem definir licenças abertas (Creative Commons) para o seu trabalho. Para fazer uma busca, utilize a caixa de pesquisa.
Para cada música a licença Creative Commons está claramente inidicada (veja imagem abaixo). O site está disponível em português. Busca do Jamendo

Google Pesquisa Avançada

Em suas opções avançadas, o Google permite filtrar a busca por tipo de Direitos de Uso. Funciona para textos, imagens e afins. Ao final da página, você encontra a opção de escolher os "direitos" que você deseja. Note o paralelo entre esses direitos e as licenças Creative Commons. Para buscar, basta preencher o restante do formulário como desejar e clique em “Pesquisa Avançada”. Essa é uma busca automática feita pelo Google e não é certeira. É uma boa maneira de começar e filtrar recursos por licenças mais abertas. Depois de receber os resultados da busca do Google entre na página do recurso encontrado e verifique mais uma vez a licença do material que você encontrar.

Você pode aumentar a precisão e a eficiência de suas pesquisas no Google Pesquisa Avançada incluindo "operadores" que refinem os seus termos de pesquisa. Você ainda poderá incluir operadores diretamente na caixa de pesquisa do Pesquisa Avançada. Adicione estes símbolos ou palavras aos termos de pesquisa na caixa de pesquisa do Google para ter mais controle sobre os resultados visualizados. Não se preocupe em memorizar os operadores.

Exemplos de operadores e seu uso 4

Quando você pesquisar usando um operador, não adicione espaços entre o operador e sua consulta. Uma pesquisa por site:portaldoprofessor.mec.gov.br funcionará, mas site: portaldoprofessor.mec.gov.br não funciona.

Importante: caso você tenha usado algum operador corretamente e mesmo assim aparece uma mensagem dizendo que sua pesquisa não encontrou nenhum documento correspondente, é só clicar em "redefinir ferramentas de pesquisa" que você será automaticamente levado às páginas corretas de resultados.

Pesquisar uma palavra ou frase exata: "consulta de pesquisa"

No campo de pesquisa esta expressão ou frase exata: use aspas para pesquisar uma palavra exata ou um conjunto de palavras. Veja as figuras abaixo com um exemplo no campo de pesquisa usando o conjunto de palavras: " estruturas elementares do parentesco" e o resultado esperado obtido. Esta opção também é útil se você quiser pesquisar letras de música ou frases de livros.

Alguns exemplos de conjuntos de palavras para pesquisa:

Consulta de pesquisa

Resultado consulta de pesquisa

Dica: use esta opção apenas se estiver procurando uma palavra ou frase muito precisa. Caso contrário, você poderá excluir resultados úteis por engano.

Excluir uma palavra

Adicione um traço (-) no campo de pesquisa nenhuma destas palavras: antes de uma palavra ou site para excluir todos os resultados que incluem essa palavra. Isto é especialmente útil para diferenciar sinônimos como, por exemplo, a marca de carros Jaguar do animal jaguar ou se você quiser achar tudo disponível sobre Manuel Bandeira com exceção de sua biografia. Por exemplo, se excluirmos alimento (- alimento) em uma busca pela Banda Beirut obteremos só resultados pertinentes à banda conforme mostram as figuras abaixo.

Alguns exemplos:

-consulta pesquisa

-consulta resultado

Dica: você também pode excluir resultados com base em outros operadores como, por exemplo, excluir todos os resultados de um site específico.

Pesquisar em um site ou domínio site:consulta

Se você estiver procurando mais resultados de um determinado website, inclua site: em sua consulta. Por exemplo, você pode encontrar todas as menções a "Copa do Mundo" no website do jornal O Estado de São Paulo desta forma:

Veja nas figuras abaixo o exemplo de uma busca por greve dos professores do Rio de Janeiro no site estadao.com.br e o resultado obtido.

Pesquisa incluindo site ou domínio

Resultado pesquisa incluindo site ou domínio

Dica: você também pode pesquisar em domínios de nível mais alto específicos, como .org ou .edu, e domínios de nível mais alto de países, como .br ou .jp. Por exemplo:

Pesquisar páginas vinculadas a um URL: #### link:consulta

Usando o operador link: você pode encontrar páginas vinculadas a uma determinada página. Por exemplo, você pode localizar todas as páginas vinculadas a Educação Aberta.

Segue exemplo de pesquisa com o operador link:consulta:

Pesquisa páginas vinculadas a um URL

Resultado páginas vinculadas a um URL

Pesquisar páginas semelhantes a um URL: related:consulta

Use o operador related: para encontrar sites semelhantes a um URL que você já conhece. Por exemplo, quando você pesquisar sites relacionados ao jornal O Estado de São Paulo, encontrará outros sites de publicações de notícias que podem ser de seu interesse.

Por exemplo, vamos escrever related:cartacapital no campo todas estas palavras para encontrar todas as páginas semelhantes à esta URL. Nos resultados obtidos aparecem todas a URLs que contém publicações de notícias da revista Carta Capital ou que estão relacionadas à revista Carta Capital.

Pesquisa related:consulta

Resultado related:consulta

"Preencher espaços em branco": consulta * consulta

Use um asterisco (*) dentro de uma consulta como um espaço reservado para qualquer termo desconhecido ou termos com caractere curinga. Use entre aspas para encontrar variações da frase exata ou para lembrar palavras no meio de uma frase.

Siga o exemplo conforme ilustrado nas figuras abaixo.

Pesquisa consulta \* consulta

Resultado consulta \* consulta

Pesquisar uma das palavras: consulta OR consulta

Para procurar páginas que contenham apenas uma palavra entre várias palavras, inclua OR (em maiúsculas) entre as palavras. Sem "OR", os resultados normalmente mostrarão somente páginas correspondentes a ambos os termos.

Por exemplo, vamos fazer uma busca no campo qualquer uma destas palavras escrevendo festival lollapalooza local 2013 OR 2014. Os resultados da busca deverão gerar páginas que contém apenas as palavras 2013, festival lollapalooza,lollapalooza, local ou 2014.

Pesquisa consulta OR consulta

Resultado consulta OR consulta

Dica: coloque frases entre aspas para pesquisar uma dentre várias frases.

Pesquisar um intervalo numérico: número..número

Separe os números usando dois pontos sem espaço (..) para ver resultados que contêm números dentro do intervalo especificado de datas, preços e medidas.

A título de exemplo, vamos fazer uma busca no campo todas estas palavras escrevendo prêmio festival de cannes melhor filme e no campo números que variam de escreveremos 2000 a …2012. Como resultado, é esperado que o Google Pesquisa Avançada gere todos os vencedores dos prêmios de melhor filme de Cannes dos anos 2000 a 2012 conforme mostra a figura "resultado número..número".

Pesquisa número..número

Resultado número..número

Dica: use apenas um número com dois pontos para indicar um valor máximo ou mínimo.


  1. Parágrafo traduzido e adaptado para o contexto desse trabalho, de: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Find/Find_your_own_resources 

  2. Inspirado em: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Find/search_engines 

  3. A seção de busca, exemplos, vídeos e capturas de tela foi construída por Viviane Vladimirschi. 

  4. Texto adaptado de: https://support.google.com/websearch/answer/136861?p=adv_operators&hl=pt