Caderno REA

Online ou offline?

Versões “offline” ou “locais” de REA são recursos que podem ser encontrados e usados sem a necessidade de conexão com a Internet. Muitas escolas públicas ainda sofrem de problemas de conexão à Internet e acesso a computadores. Para professores que enfrentam esses problemas, as versões “offline” (locais) de REA são muito úteis e valiosas1.

Para criar uma coleção “local” de REA, você pode começar criando um pasta com recursos compartilhados no computador da sala dos professores ao qual todos têm acesso. Neste caso, a direção da escola pode definir que qualquer recurso colocado na pasta compartilhada pode ser utilizado abertamente. Assim, todos os professores terão ao menos um espaço inicial para compartilhar e trocar recursos.

Repositórios online

Compartilhar o seu material em repositórios online pode ajudá-lo até mesmo a definir as licenças de uso veja a sessão Licenças. Há repositórios específicos para cada tipo de mídia, o que facilita a busca pelos materiais.

Muitos professores gostam de fazer uso de blogs como espaço para compartilhar seus recursos. Existem vantagens e desvantagens neste método. Blogs são fáceis de criar, mas são feitos para uma comunicação em formato de notícias periódicas. Na medida em que seu conteúdo crescer, ou que outros professores venham a fazer o uso, o blog pode se tornar desorganizado. Uma boa estratégia é criar um blog para fazer a comunicação com alunos, professores e pais, mas utilizar sites e repositórios específicos para colocar os seus recursos2. Caso você tenha estabelecido um espaço “local” para os seus recursos, você pode manter duas cópias – uma local para fácil acesso, e outra online para compartilhar abertamente. A seguir, alguns exemplos de repositórios que você pode usar para compartilhar os seus recursos.

Planos de aula

A forma mais fácil de definir os termos de uso para os planos de aula que você criar é acrescentar a cada arquivo uma folha de rosto indicando o autor (você), a data de criação, referências ao autor original (caso você esteja adaptando algum material) e a licença sob a qual você quer que esse material seja usado. Para compartilhar seus planos de aulas com seus colegas, uma boa opção de repositório online é o Portal do Professor, portal mantido pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Acessando o “Espaço da Aula”, você pode tanto compartilhar o seu material como ter acesso ao material de vários colegas.

Portal do professor

Fotos e imagens

Depois de tirar suas fotos e editá-las, é interessante publicá-las num local em que elas possam ser encontradas por outras pessoas. Um exemplo de repositório online para fotos é o Flickr. Para cada foto que você depositar no Flickr você deve definir a licença de uso, escolhendo uma das opções que aparecem no canto inferior direito da tela (escolhendo opção Editar). O padrão é Nenhuma (todos os direitos reservados), mas você pode escolher uma das licenças Creative Commons (alguns direitos reservados) e indicar que restrições você quer escolher para o uso das suas fotos.

Escolha da licença no Flickr

Pop-up que surge ao clicar em ‘editar’ na escolha de licença no Flickr

Vídeos

Para compartilhar os vídeos que você captar, editar ou adaptar, você pode usar o portal Youtube. Nesse portal, você tem uma única opção para definir licença aberta para os seus vídeos. Você vai saber mais sobre os tipos de licença aberta na sessão Licenças abertas e Creative Commons.

Escolha de licença no Youtube


  1. Trecho inspirado na seção disponível em: http://wikieducator.org/OER_Handbook/educator_version_one/Adapt/Offline_versions 

  2. Uma alternativa é utilizar a plataforma Worpress (grátis). É um software livre, muito flexível e utilizado por milhares de pessoas para publicação de conteúdo. Veja mais em https://br.wordpress.com/