Caderno REA

Em princípio, recursos abertos não são diferentes do material que você já utiliza no seu dia-a-dia. São livros, imagens, textos, planos de aula e outros recursos aos quais você tem acesso na escola, na diretoria de ensino, ou na Internet. Mas existem alguns benefícios claros para que você contribua e participe. Vamos destacar alguns destes motivos em duas partes. Primeiro, para a sua prática diária em sala de aula; e segundo, para o seu desenvolvimento profissional.

As possibilidades de engajamento, produção, e não somente de “uso” (tanto de recursos para si quanto para os alunos) é um grande diferencial. A escola geralmente recebe recursos prontos, como livros didáticos, e professores e alunos têm poucas chances reais de engajamento com o material. Muitas vezes sentimo-nos presos a materiais didáticos que não atendem nossas necessidades ou contextos de trabalho. REA é uma chamada para a participação - para que você faça uso de recursos existentes, mas para que também contribua produzindo e modificando o que encontrar. Com REA, partimos do princípio de que muitos recursos de qualidade já existem e de que não é necessário sempre “reinventar a roda” . Por terem licenças fechadas, muitos dos recursos que temos não permitem modificações, alterações ou cópias. REA são diferentes, já que por terem licenças e formatos mais abertos encorajam modificação. Podemos dizer que a comunidade que trabalha com REA reconhece que nada que criamos é perfeito para todos, e que tudo pode ser melhorado.

Por exemplo, o projeto Matemática Multimídia contém uma rica coleção de projetos, planos e atividades para a matemática do ensino médio, todos compartilhados com licença aberta. Como professor, você pode utilizar esse recursos para pensar em novas abordagens para temas, uma atividade completamente diferente, ou mesmo em uma atividade completa para sala de aula. Você pode imprimir esses recursos ou parte deles, ou ainda testar as abordagens em sala de aula e sugerir modificações aos mesmos.

É importante registrar que existe uma quantidade cada vez maior de recursos disponíveis para serem utilizados em sala de aula. Existem milhares de fotos, vídeos, textos, cursos completos e outros recursos digitais e impressos que são abertos. Com a mediação criteriosa de um professor, estes recursos podem ser valiosos nos mais diferentes modelos de ensino-aprendizagem.

Uma questão decisiva é a econômica. Muitos professores dependem somente do livro didático impresso para conduzir suas aulas. Muitos dos materiais que recebem não permitem fotocópias ou alterações. Em outros, a distribuição de material é insuficiente, tardia, ou a reposição de livros não é possível por questões de custo, logística ou direito autoral. Ademais, o governo brasileiro gasta milhões de reais comprando livros ou versões pouco atualizadas, um uso que não muito eficiente do dinheiro do contribuinte.

Os REA não resolvem todos os problemas mas abrem novos caminhos. Livros podem ser colocados na Internet para que possam ser baixados por professores e alunos para consulta, impressão ou modificação. Caso algum aluno perca seu livro, autores podem permitir que este seja reposto sem que seja necessário pedir permissão ou que se pague novamente. Alem disso, versões mais atualizadas dos recursos didáticos podem ser disponibilizadas, o que evita que alunos tenham acesso a informações desatualizadas. Imagine que algumas poucas páginas de um livro didático contenham informações desatualizadas. Com REA essas poucas páginas poderiam ser impressas por cada aluno ou professor, atualizando o livro, sem que seja necessário comprar uma nova edição do livro. Os REA não apresentam vantagens somente para atividades em sala de aula. Também podem contribuir para que professores possam repensar sua prática, atualizar conceitos e trocar experiências.

Cada vez mais recursos abertos estão disponíveis na Internet para o seu desenvolvimento profissional. De um lado existem comunidades dedicadas a professores, abertas para discutir temas de interesse e compartilhamento de recursos (veja por exemplo, o Portal do Professor). Outros espaços formais permitem que pessoas se organizem para oferecer ou participar de um curso.

Há um crescente número de recursos abertos nas mais diversas áreas de conhecimento que podem servir para a sua formação continuada.

Caso você ainda tenha alguma dúvida específica sobre REA, ou queira aprender mais, sugerimos que você consulte a lista de perguntas e repostas disponível no site do grupo REA Brasil: FAQ REA Brasil. Recorra a essa lista sempre que for necessário!