Caderno REA 3.0

Desde que começamos o Caderno REA para professores, várias pessoas têm contribuido com sugestões e revisões. Periodicamente, o Caderno recebe contribuições mais substanciais. No mês passado, por conta do Curso REA 2013, recebemos ótimas contribuições de alunas que participaram em projetos. O Caderno continua cresencendo como uma referência para os que estão começando a conhecer o assunto (REA) e refletindo sobre o tema.

Abrindo a escola
Um texto de da professora Fabiana Souza sobre a relação entre REA e uma “educação aberta” no ensino básico.

Abrindo um livro
Um relato sobre o trabalho da professora Cris Miura na abertura de um livro que desenvolveu com seus alunos, criando um livro em formato ePUB com Sigil (um agradecimento especial ao Raniere Silva pelo apoio nesse projeto).

Trabalho de Viviane Vladimirschi para melhorias no caderno como um todo:
Alguns vídeos sobre ferramentas (estamos sempre em busca de bons vídeos sobre software livre em português)
Expansão sobre Como encontrar REA

Um parabéns a elas pelas obras, e esperamos que possam servir de inspiração e referência para outros professores!

2 comentários

  1. Olá Luiz

    De que cidade é? Estou realizando estudo sobre REA na pós-graduação. Eu queria focar em práticas educativas existentes. Porém o que encontrei até agora foram os textos dos cadernos REA, do site REA, do colégio Pioneiro. Mas eu queria algo concreto na minha parte do TCC. Não sei se ainda há tempo. Gostaria de conhecer mais sobre seu trabalho com REA, como desenvolve, quais as dificuldades encontradas, como a escola vê esse trabalho , como os alunos atuam e como a comunidade encara esse novo trabalho. Se pudesse me ajudar. Tenho que refazer minha parte do trabalho e até Outubro tenho que deixa-la pronta, sendo que iremos aplicar também um questionário. Mas meu grupo voltou as questões muito ao uso das TIC.
    Se puder me ajudar, ficarei grata.

    Lilian

  2. Muito bom esse material. Enfim, aparece um ponto na escuridão de ser professor. Informalmente já praticávamos o REA na construção de nossas aulas. Agora com esse apoio, fica bem mais fácil. E o mais importante, depois de remixada, a nossa produção poderá ser divulgada para que outros colegas tenham a liberdade de usar, modificar e compartilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *